terça-feira, 9 de junho de 2009

Entendendo os arquivos de configuração do BIND

Hello World!
Bem vamos entender as opções e campos usados em arquivos de configuração do BIND, geralmente são arquivo com o seguinte sintaxe no nomedo arquivo: seu_dominio.db

Veja abaixo um exemplo desse tipo de arquivo:
Iremos primeiramente explicar cada um dos campos do arquivo de configuração do BIND.

SOA : Start of Autority -> Indica a autoridade para os dados desse domínio.

@ ( AT ) -> Define a autorização para esse domínio. Indica a origem do domínio e ao mesmo tempo o início da configuração.

Serial -> Serve para avisar aos servidores escravos sobre as atualizações no banco de dados. O servidor escravo pergunta periodicamente ao servidor mestre sobre o registro SOA. Se o número serial no registro SOA do servidor mestre for maior que o da cópia do arquivo de zona no servidor escravo, este transfere toda a zona do servidor mestre. De outra forma, o servidor escravo assume ter uma cópia igual e sai da transferência da zona. O número serial deve ser incrementado toda vez que que o domínio for atualizado para manter o servidor escravo sincronizado com o servidor mestre.

Refresh -> Intervalo de tempo que o servidor escravo compara seu número serial com o número serial do servidor mestre.

Retry -> Caso o servidor mestre pare o seu funcionamento, o servidor escravo tentará reatar a comunicação com o servidor mestre repetidamente.

Expire -> Tempo de vida útil do banco de dados do domínio em um servidor em um servidor escravo. Caso esse tempo seja ultrapassado sem ser realizada uma conexão com o servidor mestre, os dados ali armazenados são considerados desatualizados. Em certos casos, o servidor poderá até para de resolver nomes de DNS.

Minimum ( TTL - Time to Live ) -> Indica o tempo de resposta de um servidor em caso de pedido de resolução de um nome contido em seu banco de dados.

NS -> Lista o servidor de nomes para este domínio.

A -> Mapeamento de nomes para endereços IP.

PTR -> Mapeamneto de endereços IP para nomes.

CNAME -> Nomes canônicos ( para aliases ).

TXT -> Informações Textuais.

WKS -> Serviços bem conhecidos( Well Know Services ).

HINFO -> Informação sobre o computador ( Host INFOrmation ).

MX -> Mail Exchange. O registro MX é seguido de um número que determina a prioridade do servidor. Quanto menor o número, maior será a prioridade do servidor. A faixa de valores numéricos permitida é 0 - 65635.
___________________________________________________________

Gostaria de lembrar que não necessariamente todos os campos devem estar presentes em seu arquivo de configuração do Bind. No próxima post irei dar um exemplo feito por mim mesmo de um arquivo de configuração do Bind. Aguardem....




Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom irmãozinho, deu pra clareaar muito as dúvidas aqui!!!
Brigadão!!!!